sábado, 12 de setembro de 2015

Dia Nacional dos Árbitros

Não é nada fácil exercer o comando do apito numa partida de futebol. Durante os 90 minutos, os árbitros são submetidos a intervir sempre que uma regra é violada ou algo incomum ocorra. Por isso, precisam estar preparados, física e tecnicamente, para desempenhar a função com qualidade necessária.
 
Além disso, acabam desagradando, mesmo quando corretos, aqueles que não queriam a marcação de uma falta, de um escanteio, um impedimento ou até uma advertência com cartões. As dificuldades enfrentadas pelos juízes do esporte, como também são conhecidos, são muitas e já conhecidas por todos.
 
Enquanto os jogadores e técnicos são idolatrados, constantemente os profissionais do apito são vistos por torcedores como inimigos dos seus times e obrigados a conviver com insultos. Durante um confronto em campo, sempre surgem das arquibancadas, ou até mesmo dos bancos de reservas, as críticas, muitas vezes sem fundamentos, que acabam se tornando ofensas. Os árbitros e assistentes são sempre vistos como vilões de vitórias ou derrotas das equipes aos olhos de torcedores, jogadores e dirigentes.
 
E apesar de tudo isso, a arbitragem brasileira ainda tem que demandar tempo para lutar pela profissionalização da categoria no país. O reconhecimento devido à arbitragem ainda é um sonho a ser realizado no Brasil.
Por isso, em comemoração ao dia que ficou conhecido como "Dia Nacional dos Árbitros", parabenizo o quadro de árbitros da minha cidade, o Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf) e todos os profissionais da arbitragem do Estado que contribuem, direta ou indiretamente, para o sucesso do futebol baiano.





quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Árbitra de Rio Real apita em jogo preliminar de Bahia x Macaé

Mulheres em campo: Preliminar de Bahia x Macaé terá jogo de futebol feminino


Chegou a vez das mulheres se tornarem protagonistas também no esporte mais praticado no país. Não há mais espaço para o preconceito. O futebol é, sim, um esporte para das damas.

Para alguns, essa "filosofia" é moderna. Mas, na Bahia, já vem sendo praticada há anos. Quando o assunto é futebol feminino, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) larga na frente e se destaca em todo o Brasil.

A entidade é uma das que mais apoiam a modalidade no país. O reconhecimento foi dado pela CBF, quando o coordenador da Seleção Feminina, Marco Aurélio Cunha presentou o presidente Ednaldo Rodrigues com uma camisa autografada por todas as atletas que fizeram parte da conquista do ouro no Pan-Americano de Toronto 2015.

A presidência da FBF conseguiu junto à diretoria da Arena Fonte Nova a libração do estádio para a realização de um amistoso. as meninas do São Francisco enfrentarão o Lusaca na preliminar de Bahia x Macaé, pela Série A do Brasileirão.

A partida, que será iniciada às 17h servirá como preparação para o São Francisco, que representará o estado no Brasileirão Feminino. Todos os torcedores do Esquadrão e demais amantes do futebol feminino estão convidados para chegar mais cedo à Arena e testemunhar que o futebol é, também, um esporte para mulher.

Junto com os times femininos, vem também a comissão de arbitragem composta somente por mulheres. 

E a nossa cidade tem um destaque no quadro de árbitros dessa partida, a Iara Janaína Nascimento, que já apitou em competições como Campeonato de Futebol Intermunicipal, foi escalada como árbitra principal desse jogo.

Iara Janaína à direita.